Edital

Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
Campus Caicó - Rua André Sales, 667 - Paulo VI - Caicó/RN
Tel/Fax: (84) 3421-6513 CEP: 59.300-000 - Home Page: www.uern.br



EDITAL n. 003/2012

            O Diretor do Campus Caicó-CaC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, no uso de suas atribuições acadêmicas e administrativas, e por intermédio das Comissões Organizadoras, torna público, pelo presente Edital, a abertura de inscrições para a V SEMANA DE FILOSOFIA DO CAMPUS CAICÓ e para a II JORNADA DE ENSINO DE FILOSOFIA DE CAICÓ - II JENFIC. Os eventos, cujo tema é FILOSOFIA E ENSINO: 10 ANOS NAS TRILHAS DO SERIDÓ, ocorrerão de 03 a 07 de dezembro de 2012 no Centro Educacional José Augusto - CEJA, com Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Trabalhos - GT’s nas modalidades de Palestras e Comunicações, Minicursos e Oficinas, observando-se o que se segue:

1 MESA REDONDA

1.1 Acontecerá apenas uma Mesa Redonda no dia 04 de dezembro de 2012 com o tema: Formação e prática do ensino de filosofia no RN: nuances da história.

2 APRESENTAÇÃO DE PALESTRAS E COMUNICAÇÕES NOS GT’s:

2.1 Grupos de Trabalhos (GT’s): 1) Filosofia Antiga e Medieval – Coordenadores: Prof. José Eudo Bezerra e Prof. José Teixeira Neto; 2) História da Filosofia – Coordenador: Prof. Dax Moraes; 3) Ética e Metafísica – Coordenadora: Profa. Maria José da Conceição Souza Vidal; 4) Filosofia Política e Filosofia da Religião – Coordenador: Prof. Benjamim Góis; 5) Filosofia, Lógica e Conhecimento – Coordenador: Prof. Adan John Gomes da Silva; 6) Filosofia e Ensino – Coordenadores: Prof. José Francisco das Chagas Souza; Profa. Maria Reilta Dantas Cirino e  Profa. Sueny Nóbrega Soares de Brito; 7) Mímesis: aprendendo e ensinando filosofia – Coordenador: Prof. William Coelho; 8) Metodologia do ensino de filosofia no ensino médio – Coordenador: Prof. Kibson Rodrigo. Poderão se inscrever nos GT’s docentes de nível superior (palestras de 30 min.) e discentes de graduação e pós-graduação (comunicações de 20 min.).

2.2 A INSCRIÇÃO das palestras e das comunicações nos GT’s deve ser feita exclusivamente pela internet através do endereço eletrônico www.vsemanadefilosofiacaico.blogspot.com sendo necessário o preenchimento do formulário disponível no mesmo. O resumo deve, em sua forma, conter até 300 (palavras). Cada docente e discente poderá se inscrever, no máximo, para dois GT's.

2.3 Os trabalhos de discentes da graduação deverão conter ainda o nome de um docente orientador(a). A organização da V Semana de Filosofia do Campus Caicó – UERN e da II Jornada de Ensino de Filosofia – II JENFIC não cobrirá quaisquer gastos dos autores, incluída a taxa de inscrição, que será revertida em material para o evento e emissão dos certificados.

2.4 O PERÍODO DAS INSCRIÇÕES das palestras e das comunicações nos GT’s: 19 de setembro de 2012 a 22 de outubro de 2012, impreterivelmente (sem prorrogação de datas).

2.5 A RELAÇÃO das palestras e das comunicações aceites será divulgada a partir do dia 07 de novembro de 2012, na Secretaria do Curso de Filosofia no Campus Caicó e no endereço eletrônico www.vsemanadefilosofiacaico.blogspot.com. A eventual não-aceitação da proposta não afeta o processo de inscrição, do mesmo modo que o pagamento antecipado da inscrição não terá implicações sobre a análise das propostas. Submissão de trabalho e inscrição no evento são processos distintos.

2.6 A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO está condicionada ao pagamento da taxa nos valores de R$ 10,00 (dez reais) para discentes e R$ 20,00 (vinte reais) para os demais participantes, podendo ocorrer até o início do evento, quando do credenciamento no mesmo, ou antecipadamente na Secretaria do Curso de Filosofia do Campus Caicó – UERN. O não-pagamento da taxa pelo(a) apresentador(a) implica o não-credenciamento do(a) participante e, por conseguinte, o não-recebimento de materiais, certificados e a exclusão de eventual trabalho inscrito da programação do evento.

2.7 Os GT's, palestras (30 min.) e comunicações (20 min.), ocorrerão no turno da tarde, em um dos dias do evento, das 14h30min às 17:30h, na sede do Centro Educacional José Augusto-CEJA. O número máximo admitido de palestras e comunicações por GT estará sujeito à disponibilidade de espaço.

2.8 A apresentação das palestras será de 20 minutos, seguida de 10 minutos para discussões e a apresentação de comunicações será de 15 (quinze) minutos, seguida de 05 (cinco) minutos para discussões mediadas pelos(as) coordenadores(as) dos GT’s.

2.9 Os certificados de apresentação dos trabalhos científicos serão emitidos para os(as) autores(as) de trabalhos aceitos e apresentados, devidamente inscritos no evento.

2.10 Os trabalhos aceitos serão publicados em formato digital posteriormente nos Anais (devidamente registrados no ISBN) da V SEMANA DE FILOSOFIA DO CAMPUS CAICÓ e da II JORNADA DE ENSINO DE FILOSOFIA DE CAICÓ-II JENFIC. Para tanto, será necessário o envio dos textos completos até o dia 17 de dezembro de 2012. Os Anais ficarão disponíveis no site do evento. As normas para a formatação dos textos encontram-se no Anexo 1 deste edital.

3 MINICURSOS E OFICINAS:

3.1 Propostas EXCLUSIVAS PARA DOCENTES DE NÍVEL SUPERIOR.

3.2 As propostas devem ser enviadas, no período de 19 de setembro de 2012 a 22 de outubro de 2012, exclusivamente pela internet, no endereço: www.vsemanadefilosofiacaico.blogspot.com.

3.3 A RELAÇÃO dos Minicursos e Oficinas aceitas será divulgada a partir do dia 7 de novembro de 2012, na Secretaria do Curso de Filosofia no Campus Caicó e no endereço eletrônico www.vsemanadefilosofiacaico.blogspot.com. A eventual não-aceitação da proposta não afeta o processo de inscrição, do mesmo modo que o pagamento antecipado da inscrição não terá implicações sobre a análise das propostas. Submissão de minicursos e oficinas no evento são processos distintos.
 
3.4 Os minicursos e oficinas deverão ter quatro horas de duração, contabilizadas como seis horas-aula, ocupando um turno da manhã de um dos dias do evento, de 07h30min. às 11:30h, no Centro Educacional José Augusto-CEJA.

3.5 Cada docente poderá enviar uma proposta para minicurso e/ou para oficina. As propostas devem conter os seguintes dados: Tema do minicurso ou oficina, área, ementa com justificativa e objetivos e indicação dos recursos que serão utilizados. Ficará sujeita à confirmação a disponibilidade dos recursos – em caso de indisponibilidade, ficará o proponente responsável por providenciá-los; caso estejam disponíveis, o proponente ficará responsável por sua boa utilização e segurança.

INSCRIÇÃO NOS MINICURSOS E OFICINAS

4.1 Aberta a toda comunidade, acadêmica ou extra-acadêmica. Somente será permitida a inscrição em um minicurso ou em uma oficina.

4.2 As inscrições para participação em cada minicurso ou oficina serão limitadas até 30 (trinta) participantes. Esses deverão se inscrever a partir do dia 08 de novembro de 2012 até o dia 01 de dezembro de 2012 no endereço www.vsemanadefilosofiacaico.blogspot.com. A lista dos(as) inscritos(as) estará disponível no dia 03 de dezembro de 2012 no site e no local do evento.

5 PARTICIPAÇÃO COMO OUVINTE:

5.1 Aberta a toda comunidade, acadêmica ou extra-acadêmica.

5.2 Os ouvintes DEVIDAMENTE INSCRITOS (no site ou no local do evento), que cumpram o mínimo de 75% da carga horária total, correspondente à participação na mesa redonda e nas conferências, receberão, independentemente da apresentação de trabalhos, certificado de participação no evento.

6 INFORMAÇÕES:

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Curso de Filosofia do Campus Caicó – UERN, na Rua André Sales, 667, Paulo VI, Caicó - RN, pelo telefone: (0XX84) 3421-6513, ou pelo e-mail: filosofiacaico@gmail.com.


Caicó, 19 de setembro de 2012.
  

Prof. Dr. Francisco de Assis Costa da Silva
Diretor do Campus Caicó – CaC
Portaria n. 3358/2012-GR/UERN



ANEXO 1
Normas para a formatação dos textos completos

Os trabalhos aceitos serão publicados em formato digital posteriormente nos Anais da V SEMANA DE FILOSOFIA DO CAMPUS CAICÓ e da II JORNADA DE ENSINO DE FILOSOFIA DE CAICÓ-II JENFIC. Para tanto, será necessário o envio dos textos completos até o dia 17 de dezembro de 2012 formatados de acordo com as seguintes normas:

· Os trabalhos completos deverão ser enviados a partir do dia 07 de novembro até o dia 17 de dezembro de 2012, conforme instruções disponíveis no site do evento www.vsemanadefilosofiacaico.blogspot.com.

· Os trabalhos devem ser formatados como segue:

· O texto deve ser digitado em programas de Edição de Texto (MSOffice Word ou BROffice Writer) com extensão doc ou docx, papel A4 (formato retrato), com margens superior 3,0cm, inferior 2cm, direita 2cm e esquerda 3,0cm, fonte “Times New Roman”, corpo 12, espaço 1,5 entrelinhas, alinhamento justificado.

· Deve conter, no mínimo, 08 (oito) e, no máximo, 25 (vinte e cinco) páginas não numeradas, incluídas referências bibliográficas e anexos (se houver).

·  Título do trabalho: centralizado, negrito.

· Nome completo do(s) autor(es) alinhado à direita, na linha seguinte abaixo do título. A instituição a que pertence(m) e o endereço de e-mail pessoal devem vir em nota rodapé.

· Resumo: o resumo deve, em sua forma, conter até 300 (palavras), com fonte Times New Roman 12, espaço simples entrelinhas. Palavras-chave: de três a seis palavras-chave separas por ponto.

· O texto do trabalho deve seguir-se duas linhas após as palavras-chave.

· As citações no corpo do texto que contiverem até 3 (três) linhas devem aparecer entre aspas, com chamada autor-data-página, conforme a ABNT-NBR 10520: 2002. Ex.: (SILVA, 2008, p. 32).

· As citações que excederem 03 (três) linhas devem ser colocadas com recuo de 4cm da margem esquerda, sem aspas, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e chamada autor-data-página, conforme a ABNT-NBR 10520: 2002.

· As notas explicativas, se houver, devem vir em nota de rodapé.

· A lista das Referências deve vir no final do texto documento e seguir as normas da ABNT-NBR 6023:2002.

· A correção ortográfica e gramatical é de responsabilidade do(a) autor(a).

· Não serão publicados trabalhos fora das normas especificadas acima.